Desde o cancelamento das aulas devido ao covid-19, várias ações foram executadas. No primeiro momento, foi elaborado um plano de ação e realizadas algumas atividades com a utilização do sistema educacional Totvs. Mas não tínhamos noção de que esse tempo se prolongaria tanto. Com a continuidade da paralisação, tomamos outras decisões. Vale lembrar que as decisões são tomadas em conjunto com toda a equipe diretiva.

Optou-se, então, que do 5º ano ao Ensino Médio seria utilizado a plataforma Google Classroom e, para tanto, organizou-se um calendário exclusivo para este momento, com atividades postadas, momentos de tira-dúvidas diretamente com os educadores, utilizando-se como recursos o Zoom ou o Meet. Todo o trabalho realizado foi comunicado às famílias e aos estudantes, a cada nova situação, seguiam novas orientações.

Do 1º ao 4º ano o próprio material didático utilizado (da Editora Moderna) possui plataformas com possibilidades de utilizar ferramentas e aulas com links, vídeos, atividades. O Moderna Compartilha serviu de base para essas atividades iniciais. Ao longo do tempo, notou-se a necessidade de ampliar a comunicação entre estudantes e professores. Assim, outras formas estão sendo estudadas e implementadas para reforçar os contatos e vínculos. Todos os componentes curriculares estão preparando suas aulas e enviando aos alunos.

Na educação infantil estão sendo produzidas aulas utilizando vídeo aulas, material elaborado pelos professores de todas as áreas do conhecimento. Salientamos que estão tendo aulas de Inglês, de Espanhol, de Ensino Religioso,  Educação Física e Psicomotricidade. Assim, o professor insere as tecnologias em sua prática pedagógica, associando ao desenvolvimento da criticidade, do saber comparar, sintetizar, descrever e se expressar, propiciando novos modos de se relacionar com esses mesmos meios tecnológicos, preparando os estudantes para aproveitarem plena e conscientemente todo o potencial das tecnologias, para fins de aprendizagem. 

O momento veio desinstalar, tirar da zona de conforto todos nós. O colégio precisou se reinventar e isso exigiu esforço, dedicação e corresponsabilidade de todos.

Todas as atividades, em qualquer uma das etapas, são para auxiliar os estudantes nos componentes curriculares, bem como dar seguimento ao projeto pedagógico, mas, acima de tudo, para  manter o vínculo e diminuir o distanciamento gerado pelo isolamento.

O gerenciamento vem sendo feito pelos coordenadores das etapas, com reuniões periódicas, sugestões, muito comprometimento e entre ajuda de todos os professores, além de um planejamento sólido para este momento circunstancial.

Certamente as atividades enviadas para casa têm validade e estão de acordo com as orientações dos órgãos competentes. No retorno de nossas aulas presenciais, nosso calendário letivo será reorganizado, procurando ajustar os dias letivos e horas aulas exigidas pela legislação vigente.

Reforçamos que nossas ações são orientadas pelo Conselho Estadual de Educação e pelo sindicato das Escolas Particulares (SINEPE), que também norteia as diretrizes em relação às mensalidades escolares.

É preciso garantir a sustentabilidade, assegurando o cuidado, a defesa e a promoção da vida. Sabemos, no entanto, que muitas famílias estão sofrendo com toda esta situação. Somos sensíveis e solidários ao momento em que estamos vivendo e sempre abertos ao diálogo, para avaliar casos particulares de famílias com necessidades financeiras.

Esse momento de excepcionalidade exige de nós muita calma para avançar com passos seguros. Não nos deixemos tomar pelo medo e ansiedade. Vamos confiar que, dialogando, encontraremos sempre as melhores alternativas.

Que a Paz e o Bem estejam conosco todos os dias.